SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue30An analytical experiencePsychosomatic phenomenon (FPS): between the psychoanalysis and the medicine author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437On-line version ISSN 2175-3482

Abstract

RAMOS, Maria Beatriz Jacques. Fobia: cisão do eu e cegueira. Estud. psicanal. [online]. 2007, n.30, pp. 87-94. ISSN 0100-3437.

Este texto analisa um tema contemporâneo, a fobia. A fobia manifesta-se no medo, na inquietação diante de um perigo real, ou imaginário. Mostra uma dor que ameaça a desintegração do eu, que demonstra a falta de garantia, o vazio do simbólico. O medo faz parte da clínica atual, da psicopatologia cotidiana, da violência que sofremos, ou assistimos aterrorizados. O medo pode ser evitado, mas também pode ser procurado, transita entre a realidade e a fantasia. O medo, ou a fobia, nos remete a algo, a uma situação, a um objeto. A questão é como tratar a fobia a partir de um quadro clínico relacionado à neurose de angústia? Esse estudo retrata a encruzilhada do psicanalista diante das demandas atuais do mundo globalizado, multifacetado, que pode machucar e mutilar a alma humana.

Keywords : Desamparo; Fobia; Medo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License