SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número31Ressonâncias do romantismo no discurso freudiano sobre o amorPresente do passado: o trabalho analítico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437versão On-line ISSN 2175-3482

Resumo

MAIA, Luís  e  ANDRADE, Fernando de. Sugestão, a outra face da sedução: pela cientificidade da psicanálise. Estud. psicanal. [online]. 2008, n.31, pp. 87-94. ISSN 0100-3437.

Retomando a correspondência a Fliess e os sonhos da Injeção a Irma e Hella, os autores afirmam que Freud recalcou a relação entre sugestão e sedução, ao deixar de analisar a contribuição de seu próprio desejo (como teórico e analista) de encontrar “o caput Nilii da neuropatologia” na construção de teoria da sedução. Esse recalque deixou sua marca não só na construção da teoria, mas também na posteridade do movimento, marcadamente na formação dos analistas e no modo de conceber a técnica psicanalítica. No primeiro caso, critica-se a ambigüidade entre “transmissão” e “transferência”, na tradução do termo Übertragung, a qual fundamenta uma formação analítica marcada pela adesão acrítica ao sistema do mestre e pelo distanciamento em relação ao projeto científico da psicanálise. No segundo caso, critica-se a vertente hermenêutica em psicanálise, manifesta na predominância da interpretação em detrimento da análise des-tradutiva. A teoria laplancheana, ao acompanhar o movimento do próprio inconsciente, tanto na obra de Freud quanto na situação antropológica fundamental, busca atender aos requisitos da cientificidade em psicanálise.

Palavras-chave : Psicanálise; Cientificidade; Sugestão; Sedução; Teoria da sedução generalizada.

        · resumo em Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License