SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Síndrome do pânico: angústia avassaladora? Quadro nosológico?Mães e crianças vivendo com hiv/aids: medo, angústia e silêncio levando a infância à invisibilidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

PIMENTEL, Déborah; ARAUJO, Maria das Graças  e  VIEIRA, Maria Jésia. Final de análise: uma revisão sistemática da literatura. Estud. psicanal. [online]. 2009, n.32, pp. 51-70. ISSN 0100-3437.

O objetivo do estudo foi identificar as idéias dos psicanalistas do Círculo Brasileiro de Psicanálise - CBP sobre o tema final de análise. O método utilizado foi revisão sistemática de literatura, tendo como banco de dados a Revista Estudos de Psicanálise, publicação oficial do CBP, indexada no Indexpsi Periódicos, Biblioteca Virtual em Saúde -Psicologia (BVS- Psi). A seleção dos artigos foi feita através de doze palavras-chave: análise terminável/interminável, cura, destituição subjetiva, direção da cura, desenlace, efeitos terapêuticos, esperança de cura, fim de análise, final de análise, finalidade da psicanálise, saída e travessia da fantasia. Encontraram-se vinte e cinco artigos, dos quais sete se repetiam entre os descritores; um, após leitura do resumo, não tratava do assunto em questão; restaram, então, dezessete. Como resultados, encontrou-se que os autores questionam se há um final de análise, a eficácia da psicanálise, falam sobre os destinos da pulsão, sobre o rochedo da castração e a travessia do fantasma, a ética do desejo, o passe e as demandas de felicidade.

Palavras-chave : Final de análise; Cura; Psicanálise; Psicanalistas.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License