SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número32Mães e crianças vivendo com hiv/aids: medo, angústia e silêncio levando a infância à invisibilidadeMecanismos oníricos e figuras de linguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

HOENISCH, Julio Cesar Diniz; PACHECO, Pedro José  e  CIRINO, Carlos da Silva. Transgressão, crime, neurociências: impasses aos saberes da psicanálise?. Estud. psicanal. [online]. 2009, n.32, pp. 81-90. ISSN 0100-3437.

O presente artigo trata de algumas questões despertadas pelo florescimento das neurociências, de um suposto desgaste da psicanálise diante dessa revolução, articulando as posições epistemológicas tanto de um quanto outro campo de saber sobre o sujeito, a sociedade contemporânea e a criminalidade. Problematiza também a construção de diagnósticos “criminais” precoces e fartamente divulgados pela mídia sem fundamentos empíricos para tanto, o que resulta em uma mistificação do criminoso e constrói uma representação “mágica” da área psi sobre seu modo de trabalho. Por fim, aponta os impasses da psicanálise diante das demandas contemporâneas e dos discursos totalitários, tanto místico/religiosos quanto neurocientíficos radicais, indicando ser a ética o necessário fio condutor para uma reflexão sobre as políticas de existência e a manutenção da área psi como veiculadora destas práticas de modo implicado.

Palavras-chave : Transgressão; Crime; Neurociências.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License