SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Questões sobre a psicopatologia do amor quotidianoNachträglichkeit: leituras sobre o tempo na metapsicologia e na clínica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

HOENISCH, Julio César Diniz  e  CIRINO, Carlos da Silva. Mídia e o espelho da masculinidade?. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.33, pp. 61-74. ISSN 0100-3437.

Este artigo trata dos resultados parciais de pesquisa em andamento relativa à denominada "crise da masculinidade" contemporânea, realizando uma análise de como esta é retratada na mídia. A análise se utiliza dos operadores conceituais da Psicanálise e ciências sociais. Diversas frentes da mídia e ciências humanas advogam que na contemporaneidade, "o" homem passa por uma forte crise de gênero e identidade, fundamentalmente em virtude da mudança do papel da mulher no mercado de trabalho e suas novas performances nos relacionamentos. Este trabalho objetivou analisar as entrevistas apresentadas em uma revista de grande circulação nacional e realizar uma reflexão problematizada sobre a masculinidade para a teoria psicanalítica, sobretudo a partir das contribuições de Jacques Lacan e das teorias de gênero. Os resultados apresentados nesta primeira etapa são oriundos de pesquisa documental, tendo como fonte artigos referentes à masculinidade apresentados na revista Veja de agosto de 2003 a agosto de 2009. O corpo teórico de análise utilizado para tal remete à Psicanálise, teorias de gênero e Análise do Discurso. Os resultados indicam que a masculinidade como conceito na mídia retrata um homem universal, a-histórico, branco, heterossexual, membro de uma classe social definida. Também se observa o lugar complexo que o conceito de masculinidade ocupa na teoria psicanalítica, muitas vezes tomado como princípio natural e base constituinte do Outro do homem -; a mulher, o homossexual, o negro e outras subjetividades divergentes, ora vistas como subalternas, ora como incompletas.

Palavras-chave : Crise masculina; Identidade; Cultura contemporânea; Mídia; Subjetividade; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License