SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Nachträglichkeit: leituras sobre o tempo na metapsicologia e na clínicaDas origens da sexualidade feminina ao feminino nas origens da psicossexualidade humana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

RAMOS, Maria Beatriz Jacques. O escorpião e o sapo: o quê da perversão. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.33, pp. 91-100. ISSN 0100-3437.

Este trabalho inicia com uma história sobre as dificuldades das transformações psíquicas ao apontar para os caminhos da intersubjetividade e da filiação no processo identificatório. O quê da perversão! Ler sobre o tema da perversão possibilita a revisão de conceitos como narcisismo patológico e vingança, assim como a análise dos desvios na relação com os outros a partir das "possíveis" imagens de si mesmo. Imagens carregadas de marcas corporais e emocionais, que partem de necessidades não satisfeitas, de pulsões não recalcadas com uma tonalidade destrutiva à vida, desconstituindo a importância do cuidado, das alianças e uniões. Entretanto, existem pontos para interrogação nessa história. Aparecem traços de perversão no escorpião e no sapo? O que caracteriza o comportamento do escorpião e do sapo? Na parábola, vê-se um pacto que leva as personagens a reencontrar suas origens, porém o ferrão é mais forte que a empatia, a rede do passado predomina em detrimento do futuro.

Palavras-chave : Narcisismo; Narcisismo patológico; Perversão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License