SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33O escorpião e o sapo: o quê da perversãoA clínica do traumatismo sexual: mediação e desengajamento do traumático índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MURIBECA, Maria das Mercês Maia. Das origens da sexualidade feminina ao feminino nas origens da psicossexualidade humana. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.33, pp. 101-108. ISSN 0100-3437.

Este trabalho tem como objetivo desenvolver algumas reflexões sobre a construção da subjetividade feminina em psicanálise, tendo como respaldo a Teoria da Sedução Originária ou Generalizada de Jean Laplanche e a proposta de Jacques André da existência das origens femininas da sexualidade. Nesse sentido, queremos assinalar que a Teoria da Sedução Originária nos possibilita ver a psicogênese do feminino desde um ângulo bastante diferente. Posto que pensar a sexualidade feminina sobre as bases de um endogenismo da pulsão sexual ou de uma sexualidade infantil que todo sujeito traz consigo, como traria consigo um inconsciente, presente desde o começo, não é o mesmo que colocá-la sobre a base de uma constituição exógena da pulsão sexual. Dessa maneira, observamos que a Teoria da Sedução Originária e a Teoria Tradutiva do Recalque modificam completamente a forma de ver as fundações do inconsciente, do aparelho psíquico e da origem da psicossexualidade humana, em especial, da feminilidade.

Palavras-chave : Psicanálise; Teoria da sedução generalizada e tradutiva do recalque; Psicossexualidade humana; Feminino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License