SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33Das origens da sexualidade feminina ao feminino nas origens da psicossexualidade humanaO que será: indagações da paixão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BESSOLES, Philippe  e  LAGO, Marilúcia. A clínica do traumatismo sexual: mediação e desengajamento do traumático. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.33, pp. 109-116. ISSN 0100-3437.

O traumatismo sexual aparece na ordem do irrepresentável. Sua clínica implica a interpretação de seus danos e de suas formas silenciosas de manifestação tais como somatizações, déficits de aprendizagem, comportamento agressivo, além de manifestações difusas no campo do sensorial e do cinestésico. O traumatismo sexual, antes de tudo, é um traumatismo dos afetos e das expressões mais rudimentares da sensorialidade. O conteúdo traumático guarda as aglutinações sensoriais e sensitivas do trauma. Encarna verdadeiramente a onipresença do trauma independentemente da distância temporal e corporal entre os fatos ocorridos e a psicoterapia. O crime sexual continua atual, mesmo após anos ou décadas. Este artigo apresenta uma proposta terapêutica de base psicanalítica para a clínica do traumatismo sexual, que inicia com a apresentação ao traumatismo e caminha para o desengajamento do conteúdo traumático. Com o objetivo de separar a vítima do agressor e a vítima da agressão, apresentamos ainda, neste artigo, a proposta terapêutica da criação de um espaço de mediação, necessário para o distanciamento psíquico, tendo por base o modelo dos espaços transicionais proposto por Winnicott.

Palavras-chave : Traumatismo sexual; Regressão; Mediação; Representação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License