SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33O que será: indagações da paixãoPsicanálise e arte: o programa de humanização no hospital São Lucas em Sergipe índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CECCARELLI, Paulo Roberto. A patologização da normalidade. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.33, pp. 125-136. ISSN 0100-3437.

Partindo do termo psico-pato-logia, que traduz um discurso sobre as paixões da alma, sobre o padecer psíquico, o autor discute como o discurso sobre o patos na atualidade tem produzido uma patologização da normalidade. Inicialmente, é feita uma pequena digressão histórica para mostrar que cada momento sócio-histórico teve a sua maneira própria para lidar com as expressões do patos: no passado, a religião ditou as normas; na modernidade, foi a ciência; e na chamada pós-modernidade, o discurso científico tem sido questionado. Para o autor, as buscas de referências são maneiras de tentar lidar com o desamparo (Hilflosigkeit) constitutivo do indivíduo. Entretanto, no início da vida, o bebê humano não tem como lidar com as demandas pulsionais filogeneticamente herdadas. Uma das astúcias do Eu em constituição para lidar com o desamparo psíquico é lançar mão do imaginário social para dar representações às pulsões. Porém, as formas discursivas que criamos e que nos dão a ilusão de sermos confortados e acolhidos, a sensação de pertencermos a um grupo, expressam as inúmeras variantes da dependência psíquica. Muitas vezes, sustenta o autor, o discurso é transformado em instrumento ideológico que, juntamente como as inúmeras expressões do "politicamente correto", traduzem uma busca de normatização e de padronização de comportamentos gerando uma patologização da normalidade. Na saúde psíquica, os manuais de diagnóstico, fomentados pela indústria farmacêutica, transformam as singularidades em anormalidades. Qual é a posição dos psicanalistas nesta nova ordem?

Palavras-chave : Patologização; Psicopatia; Normalidade; Sofrimento psíquico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License