SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número33A patologização da normalidadePsicanálise e crítica literária índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BARRETO, Ricardo Azevedo. Psicanálise e arte: o programa de humanização no hospital São Lucas em Sergipe. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.33, pp. 137-146. ISSN 0100-3437.

No escopo do enlace da Psicanálise com a Arte, este trabalho delineia as diretrizes do programa de humanização desenvolvido no hospital São Lucas, em Sergipe. Refere-se ao projeto de extensão por intermédio da Universidade Tiradentes, "Humanização e promoção de saúde no hospital geral: uma perspectiva psicológica", em desenvolvimento no hospital São Lucas, e ao projeto da supramencionada instituição hospitalar, "Psicologia hospitalar: uma proposta de humanização diária", ambos idealizados e coordenados por este autor, mas realizados no dia a dia com as contribuições de muitos profissionais e estagiários. Em digressões, o desafio paradigmático de um hospital humanizado põe-nos em xeque: o ser humano, muito mais do que apenas células e bioquímica, pode ser reconhecido em suas produções artísticas e de linguagem.

Palavras-chave : Psicanálise; Arte; Humanização; Hospital.

        · resumo em Inglês     · texto em Português

 

Creative Commons License