SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34A escuta psicanalítica de uma criança autistaRegulamentação da profissão de psicanalista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

PERKTOLD, Carlos. Sociopatia: justiça e vingança. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.34, pp. 21-26. ISSN 0100-3437.

A partir de texto publicado no Caderno Pensar do jornal "Estado de Minas" de 26 de julho de 2010, o autor desenvolve ensaio sobre a sociopatia contestando o escritor daquele texto, no qual ele declara que nosso sistema penitenciário seria "estúpido e cruel", mesmo que oferecesse cela individual, trabalho e estudo aos criminosos. Discordando daquele autor, descreve a história do Código de Hamurábi e o Decálogo e explica porque é importante punir quem viola conduta tipificada em código penal. Faz ainda relato da sociopatia e menciona como exemplos literários o do personagem do romance "O Diário do Farol", de João Ubaldo Ribeiro, e de "Ricardo III", de Shakespeare. Termina por expor aspectos legais e políticos, a demonstrar que aos nossos dirigentes não interessam reformas em qualquer sistema em vigor no país.

Palavras-chave : Sociopatia; Código de Hamurabi; Decálogo; Crime doloso; Crime culposo; Sociopathy; Code of Hammurabi; Decalogue; Felonious crime; Involuntary crime.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License