SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Regulamentação da profissão de psicanalistaO sonho de angústia e a teoria da sedução generalizada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de  e  GONZAGA, Katherinne Rozy V.. Entre desejo e lei: pedagogia institucional e conflitos na escola. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.34, pp. 31-40. ISSN 0100-3437.

Após situar-se no debate sobre as possibilidades de interlocução entre a teoria psicanalítica e a educação, procede-se à apresentação dos principais pressupostos da Pedagogia Institucional (PI), criada por Fernand Oury, como uma pedagogia que lida em um de seus eixos centrais com a noção de conflito, entendido como resultado da tensão entre desejo e lei nas instituições escolares. Examinando uma experiência bem-sucedida de intervenção pedagógica em face de situações de conflito e violência numa escola a partir da noção e dos tipos de instituição desenvolvidos pela PI, o artigo ressalta a importância dessa pedagogia como demonstração da possibilidade de interlocução entre teoria psicanalítica e educação, particularmente útil para orientar práticas escolares voltadas para o manejo competente e educativo de conflitos relacionais na escola.

Palavras-chave : Teoria psicanalítica; Prática pedagógica; Pedagogia institucional; Conflitos; Escola.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License