SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Entre desejo e lei: pedagogia institucional e conflitos na escolaNem identidade, estrutura ou personalidade: reflexões sobre o lugar da “subjetividade” e sua incidência no pensamento psicanalítico contemporâneo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MELO, Henriqueta Lúcia de Arcoverde; ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de  e  LIMA, Hélida Magalhães da Costa. The anguish dream and the generalized seduction theory. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.34, pp. 41-44. ISSN 0100-3437.

O artigo apresenta e discute um caso clínico marcado pelo caráter repetitivo de sonhos de angústia, entendidos, na perspectiva da Teoria da Sedução Generalizada, de Jean Laplanche, como expressão de esforços de metabolização de mensagens enigmáticas implantadas (quiçá, mesmo, intrometidas) no psiquismo da paciente a partir da relação com as figuras parentais. Desse modo, a evolução do caso sugere uma gradual perlaboração psíquica, através da situação analítica, em que se criam condições não só para a emergência e análise de material inconsciente, mas, inclusive, para sua produção no contexto transferencial.

Palavras-chave : Teoria da sedução seneralizada; Psychoanalysis; Clinic case; Dream; Anguish; Generalized seduction theory.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License