SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34O sonho de angústia e a teoria da sedução generalizadaComo suportar o insuportável de nossos pacientes?: Uma reflexão sobre o manejo clínico do além do princípio de prazer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

HOENISCH, Júlio César Diniz  e  CIRINO, Carlos da Silva. Nem identidade, estrutura ou personalidade: reflexões sobre o lugar da “subjetividade” e sua incidência no pensamento psicanalítico contemporâneo. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.34, pp. 45-52. ISSN 0100-3437.

O presente artigo tem como objetivo principal problematizar o uso do conceito “subjetividade” no discurso psicanalítico e suas raízes filosóficas em Michel Foucault, bem como as contribuições de Deleuze e Guattari para a clínica. Desenvolve-se uma análise do histórico do conceito de subjetividade no “campo psi”, destacando as diferenças entre subjetividade, identidade, estrutura e personalidade. Os autores sugerem pistas para o termo “subjetividade”, ainda que se mostre necessária maior discussão epistemológica para esclarecer seu emprego em Psicanálise sem contradições com os termos “identidade”, “estrutura” ou “personalidade”.

Palavras-chave : Identidade; Estrutura; Personalidade; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License