SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Não te matarás: suicídio, prevenção e, psicanáliseConsiderações sobre o narcisismo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

RAMOS, Maria Beatriz Jacques. Narcisismo e depressão: um ensaio sobre a desilusão. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.34, pp. 71-78. ISSN 0100-3437.

Neste texto são consideradas a ilusão e a desilusão dos desejos não realizáveis, o sentimento de como o sujeito gostaria de ser e a distância entre suas aspirações e metas futuras. O amor por si mesmo aponta a maneira como o sujeito mantém o ideal do ego na interpretação dos fatos de sua vida; as relações que tem, em maior ou menor grau, com os outros em termos de complementaridade, já que a história de cada um corresponde à história do outro; ou seja, os efeitos do mundo externo atuam no psiquismo, produzindo repercussões sobre o narcisismo tais como as separações, frustrações e perdas que podem levar à depressão. A vicissitude da pulsão se dá no encontro com o outro. Quanto mais narcisista uma relação, maior a agressão; quanto maior é o compromisso narcisista, maior é a inveja do sujeito nas relações objetais. A partir desses referenciais, usa-se o termo desilusão como expressão do excesso e da dor pelo que já foi, por aquilo que passou.

Palavras-chave : Narcisismo; Depressão; Desilusão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License