SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34Vicissitudes do adolescer na psicose: limites e possibilidadesPsicanálise e Literatura: por que ler James Joyce índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

LAGO, Marilúcia; BESSOLES, Philippe  e  PIOVESAN, Angélica. A natureza do mal na transmissão intergeracional. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.34, pp. 105-110. ISSN 0100-3437.

Reconhecer-se como uma pessoa única, diferente e diferenciada dos outros é fruto de um processo de construção de identidade que se edifica, não sem esforço e sem dor, ao longo de toda a vida. Tal processo se inicia na infância e se articula em torno da história de vida do sujeito, da história do grupo familiar do qual participa e cuja ordem de gerações integra e também da cultura em que se insere. Dessa forma, o processo de subjetivação se organiza e se desenvolve, tendo como pano de fundo a vida psíquica da família, sendo, ainda, indissociável desta. O funcionamento mental próprio do sujeito, como também sua criatividade e percursos se estruturam dentro de um quadro intersubjetivo de transmissão. Todavia, embora o processo de transmissão da vida psíquica seja fundamental para a estruturação da subjetividade, deve-se considerar também que, por vezes, a transmissão intergeracional pode comportar aspectos negativos que entravam a construção da identidade e a liberdade do sujeito. Neste estudo, propomos uma reflexão sobre a natureza do mal e a existência de aspectos negativos da transmissão intergeracional, a partir de narrativas e história de vida de um grupo de jovens presidiários submetidos a tratamento de recuperação da toxicomania.

Palavras-chave : Transmissão intergeracional; Entrave no desenvolvimento; Negativo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License