SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número34O coelho de Alice: considerações acerca do tempo na psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

FONSECA, Valéria Wanda da Silva. A psicanálise tem os meios paratratar os pobres?. Estud. psicanal. [online]. 2010, n.34, pp. 133-142. ISSN 0100-3437.

O presente artigo discute as possibilidades de estudo no campo freudiano sobre a pobreza. Esta, como problemática social, perpetua a divisão do mundo entre os que têm e os que não têm direito à educação, aos serviços preventivos e curativos na saúde e, também, aos que não usufruem uma vida com qualidade. Freud não tinha dúvidas das indicações da psicanálise aplicada à terapêutica com a população pobre da sociedade. Porém, nos desafiou pensar duas especificidades nesse tratamento: a alienação no discurso da exclusão social e no próprio sofrimento psíquico. Portanto, a proposta de uma psicanálise aplicada em serviços ambulatoriais exige uma reflexão sobre os efeitos subjetivos das condições de pobreza que atinge, no mínimo, 40% da nossa população. Um analista pode oferecer a esses sujeitos a experiência do inconsciente para que encontrem a lógica de suas decisões e de sua posição na vida, assegurando-lhes a possibilidade de sair da repetição do pior.

Palavras-chave : Psicanálise aplicada; Psicanálise e pobreza; Psicanálise no Brasil.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License