SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35De analisante à analista…: PassagensRastros e rasgos na busca de sentido ao cotidiano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BERNARDINO, Leda Mariza Fischer; LAZNIK, Marie Christine  e  ARAUJO, Gabriela Xavier de. As vicissitudes do encontro mãe/bebê:: um caso de depressão. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.35, pp. 49-55. ISSN 0100-3437.

Para que um pequeno infans que acaba de nascer se torne um sujeito - tal como a psicanálise o concebe - ele precisa estabelecer um laço pulsional com um outro, representado, no primeiro momento, pelo agente materno, que deverá referenciá-lo ao campo do Outro, lugar simbólico. O estabelecimento de tal laço não é inato e nem sempre se dá de uma forma muito simples. O presente trabalho pretende discutir o que se convenciona chamar de “amor materno” e suas vicissitudes; analisar as dificuldades do encontro mãe/bebê; apresentar um caso clínico em que a depressão materna incidia em um bebê de poucas semanas, e no qual a intervenção psicanalítica teve um importante papel.  Para abordar a questão do apaixonar-se necessário entre a mãe e o bebê, recorre-se ao mito de Eros e Psiquê e às noções de pulsão e gozo da psicanálise lacaniana.

Palavras-chave : Amor materno; Depressão materna; Intervenção psicanalítica; Pulsão; Gozo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )