SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35As vicissitudes do encontro mãe/bebê:: um caso de depressãoO sintoma como expressão da subjetividade em crianças com dificuldades de aprendizagem:: alteridade como fator facilitador índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

COLAO, Magda Maria. Rastros e rasgos na busca de sentido ao cotidiano. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.35, pp. 57-63. ISSN 0100-3437.

Este texto parte da reflexão sobre a valorização da concepção do ser humano e a busca de sentidos à realidade vivida. A natureza humana guarda em si a potência de ser diante de muitas situações do cotidiano. O caos, a solidão e a capacidade de resiliência são idéias integrativas que possibilitam a criação de um novo estado, bem como uma consciência de continuidade do existir. Além do princípio do prazer (Freud, 1976) enlaça as inquietações da realidade objetiva - o real vivido. “Todo desenvolvimento é uma aventura” diz Cyrulnik (2009, p.206). Oxalá, podermos  desenvolver nossa capacidade de dar sentido à condição humana.“O compromisso não é uma característica dos insanos. O homem maduro nem é tão bonzinho nem tão desprezível quanto o imaturo. A água no corpo é barrenta, mas não é barro” (WINNICOTT, 1988, p.160).

Palavras-chave : Princípio de prazer; Pulsão; Resiliência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )