SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35Tracks and tears in search of meaning to the every dayClinical fragments of a toxic parentality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

RAMOS, Maria Beatriz Jacques  and  MAGGI, Noeli Reck. O sintoma como expressão da subjetividade em crianças com dificuldades de aprendizagem:: alteridade como fator facilitador. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.35, pp. 65-73. ISSN 0100-3437.

Este trabalho reúne algumas reflexões sobre a influência de um ambiente facilitador em crianças que vivem situações de risco e de privação no desenvolvimento e escolaridade inicial. Aponta a cultura, a organização familiar como elementos relacionados à constituição da subjetividade nas crianças e destaca o papel da intersubjetividade no desvelamento dos sintomas que as mantêm impossibilitadas de operar sobre a realidade com o uso das estruturas lógicas e significantes. Diagnosticadas como portadoras de problemas de aprendizagem e impossibilitadas de se apropriar do conhecimento, sobrevivem aos desafios da escolaridade formal apoiadas pelo acompanhamento clínico. Para analisar a constituição da subjetividade no desenvolvimento inicial e seus reflexos na capacidade de pensar e de representar, foram consideradas as contribuições teóricas da psicanálise, especialmente no referencial de Freud, Lacan, Winnicott e Bion.

Keywords : Psicanálise; Problemas de aprendizagem; Subjetividade; Alteridade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )