SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número35Rastros e rasgos na busca de sentido ao cotidianoFragmentos clínicos sobre uma dita parentalidade tóxica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

RAMOS, Maria Beatriz Jacques  e  MAGGI, Noeli Reck. O sintoma como expressão da subjetividade em crianças com dificuldades de aprendizagem:: alteridade como fator facilitador. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.35, pp. 65-73. ISSN 0100-3437.

Este trabalho reúne algumas reflexões sobre a influência de um ambiente facilitador em crianças que vivem situações de risco e de privação no desenvolvimento e escolaridade inicial. Aponta a cultura, a organização familiar como elementos relacionados à constituição da subjetividade nas crianças e destaca o papel da intersubjetividade no desvelamento dos sintomas que as mantêm impossibilitadas de operar sobre a realidade com o uso das estruturas lógicas e significantes. Diagnosticadas como portadoras de problemas de aprendizagem e impossibilitadas de se apropriar do conhecimento, sobrevivem aos desafios da escolaridade formal apoiadas pelo acompanhamento clínico. Para analisar a constituição da subjetividade no desenvolvimento inicial e seus reflexos na capacidade de pensar e de representar, foram consideradas as contribuições teóricas da psicanálise, especialmente no referencial de Freud, Lacan, Winnicott e Bion.

Palavras-chave : Psicanálise; Problemas de aprendizagem; Subjetividade; Alteridade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )