SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue35Life without hope:: reflections about depression in contemporaneityThe maternity is a kind of sublimation? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

SEIXAS, Sonia Guiomar Martins. É possível haver a transferência analítica em uma instituição de saúde mental?. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.35, pp. 115-126. ISSN 0100-3437.

O presente estudo tem como finalidade aprofundar os conhecimentos relativos à transferência e às suas vicissitudes em atendimentos psicanalíticos em uma Instituição de Saúde Mental do SUS, a partir da experiência da autora, uma assistente social psiquiátrica em formação psicanalítica, profissional efetiva da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, lotada naquela Unidade de Saúde Mental, onde exercitou a sua prática clínica, sob supervisão entre 1991 e 1996. Entre 1997 e 2003, atuou como integrante da equipe do Núcleo de Psicanálise. Diferentemente dos tradicionais consultórios, onde o psicanalista e o analisante possuem a determinação a respeito da condução do trabalho, o analista faz a seleção da sua clientela, bem como o analisante tem um contato direto com o analista, sem intermediações. A instituição aparece como legítimo espaço de tratamento e, ao mesmo tempo, deixa dúvidas a respeito das possíveis interferências na relação transferencial. Vale ressaltar que a prática naquela instituição de saúde mental, apoiada na psicanálise, proporcionou um riquíssimo exercício da clínica, dirigida à demanda do sujeito, que trazia no seu discurso a sua realidade de vida nos mais diversos contextos, o que valida a necessidade do analista em conhecer e reconhecer as diversidades  multiculturais existentes.

Keywords : Transferência; Psicanálise; Instituição; Saúde Mental; Transference.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )