SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36O coração da psicanáliseTerapêutica e desejo de saber: o jovem Freud e sua formação médica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

AVELAR, André. O traumático e o trabalho psicanalítico: uma reflexão sobre o lugar do analista. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.36, pp. 29-42. ISSN 0100-3437.

O presente trabalho propõe uma reflexão a partir da hipótese freudiana da pulsão de morte. Marco de uma nova concepção do psiquismo, este será o ponto de partida para uma profunda revisão da prática psicanalítica. No bojo destes questionamentos iremos nos valer das contribuições de Sandor Ferenczi, autor de grande relevância na proposição de novos operadores clínicos sintonizados com a problemática da "compulsão à repetição". Nosso objetivo é pensar em uma prática clínica que se atenha aos aspectos mortificantes tanto de Tânatos como de Eros: presentes em proporções variáveis no sofrimento psíquico. Para tal, iremos valorizar radicalmente a dimensão transferencial. Há algo que é vivido entre analista e analisando que é condição fundamental para o êxito do processo psicanalítico: experiências absolutamente novas, de cunho eminentemente criativo, essenciais para a emergência de novas possibilidades subjetivas.

Palavras-chave : Transferência; trauma; repetição; intensidade; irrepresentabilidade; pulsão de vida; pulsão de morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )