SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36O traumático e o trabalho psicanalítico: uma reflexão sobre o lugar do analistaA metapsicologia do masoquismo em Freud e Laplanche índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MARCOS, Cristina Moreira  e  JUNIOR, Ednei Soares de Oliveira. Terapêutica e desejo de saber: o jovem Freud e sua formação médica. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.36, pp. 43-54. ISSN 0100-3437.

O posicionamento particular de Freud frente a sua formação médico-universitária evidencia uma tensão entre os elementos da pesquisa e de tratamento. Tais elementos são fundamentais para o nascimento da psicanálise. Se, por um lado, desde a universidade, o desejo de saber freudiano assume consequências cada vez mais primordiais no desenvolvimento da teoria e prática psicanalíticas, ultrapassando sua mera finalidade terapêutica, por outro lado, Freud jamais ignorou o fato de que a psicanálise é um método de tratamento e deve a isso seu desenvolvimento. Entre a formação universitária, a pesquisa científica e o método de tratamento, o desejo de Freud confirma uma tensão que marca a singularidade da psicanálise enquanto uma práxis.

Palavras-chave : Freud; Terapêutica; Medicina; Desejo de saber; Psicanálise; Tratamento psicanalítico; Universidade; Ciência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )