SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Neurose Obsessiva: Tabu do Contato X Pulsão de MorteHumanização da Medicina: Psicanálise, maternagem e estilo de vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CECCARELLI, Paulo Roberto. As possíveis leituras da perversão. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.36, pp. 135-148. ISSN 0100-3437.

O presente texto traz reflexões sobre o trabalho teórico-clínico que o autor vem realizando, há muitos anos, sobre o tema da perversão. Segundo o autor, muitas manifestações ditas patológicas da sexualidade traduzem soluções encontradas pelo Eu em constituição para sobreviver psiquicamente. Nesta perspectiva, dinâmicas pulsionais "perversas" podem, muitas vezes, representar a única possibilidade de atividade sexual. Através de alguns fragmentos de um caso clínico, o autor mostra as relações entre a direção do trabalho analítico e a teoria utilizada pelo psicanalista. O texto apresenta uma pequena digressão das posições freudianas sobre a perversão para mostrar os diferentes momentos da teorização de Freud, e como outros autores teorizaram a perversão. Em seguida, faz considerações sobre a escuta do perverso e os desafios desta escuta que aparecem na transferência/contratransferência. O autor faz algumas críticas sobre o uso que tem sido feito da palavra perversão: uma espécie de fetiche usado para diagnosticar, apressadamente, comportamentos que provocam angústia e estranheza, sem que uma exploração mais profunda da dinâmica pulsional relativa à "perversão" apresentada tenha sido feita. A partir dai, o autor chama a atenção para as consequências de limitar as sexualidade perversas com base em uma só referência teórico-clínica, e de adequar a escuta a uma categoria nosográfica rígida, que pode produzir um embotamento clínico e um marasmo teórico, que anularia a riqueza da descoberta freudiana.

Palavras-chave : Perversão; Dinâmica pulsional; Estrutura; Sexualidade; Normalidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )