SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número36Humanização da Medicina: Psicanálise, maternagem e estilo de vidaA cura pela fala índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

JUHAS, Thiago Robles  e  SANTOS, Niraldo de Oliveira. Ainda em cartaz, "Estamira": A Psicanálise nas telas do Cinema. Estud. psicanal. [online]. 2011, n.36, pp. 157-164. ISSN 0100-3437.

O presente trabalho tem como objetivo discutir e articular as relações entre o cinema e a Psicanálise. Para isto, utilizou-se do documentário Estamira, de Marcos Prado, 2006. O filme retrata a história de uma mulher que sofre de transtornos mentais e trabalha, há anos, no hoje extinto aterro sanitário na cidade do Rio de Janeiro. O Cinema, como expressão de arte, se relaciona com a Psicanálise de diversas formas, pois também trata da subjetividade dos participantes na produção cinematográfica. O diretor, sem ter a intenção de qualquer expressão psicanalítica, assume um lugar de objeto que escuta e deseja desvendar o saber da personagem, o que se assemelha à função de um analista. Estamira transmite aos telespectadores sua narrativa da verdade, seu discurso contundente que, na mesma enunciação impacta, confunde e toca. Na psicose, como é caso de Estamira, os delírios da personagem tentam responder a eventos traumáticos inassimiláveis, são respostas a circunstâncias compostas de grande sofrimento; a personagem elucida o mecanismo de produção delirante ao mostrar, em sua história de vida, que a única resposta possível encontrada às violências que vivenciou, foi o delírio.

Palavras-chave : Psicanálise; Cinema; Psicose; Delírio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )