SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número37Os desdobramentos do gozo feminino na vida amorosaAfeto e cognição: uma leitura psicanalítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

ANDRADE, Fernando Cézar Bezzera de. O desejo de autonomia num caso clínico. Estud. psicanal. [online]. 2012, n.37, pp. 53-62. ISSN 0100-3437.

No contexto da teoria freudiana sobre o narcisismo e de sua crítica pela teoria laplancheana, neste artigo recorre-se ao conceito de “desejo de autonomia” (MAIA, 1991, 1996, 1997) para discutir dois fragmentos de um caso clínico em que o masoquismo mais se destaca. Do ponto de vista metapsicológico, argumenta-se que o desejo de autonomia desenvolve a revisão que a teoria laplancheana faz da teoria freudiana do narcisismo, por trazer à luz um princípio de funcionamento psíquico negado que, de modo mais parcimonioso que o modelo freudiano do autoerotismo e da pulsão de morte, explica aspectos narcísicos, de repetição e de autossuficiência em formações psíquicas. Para examinar essa hipótese e evidenciar o desejo de autonomia, apresenta-se a perlaboração do paciente em relação aos dois fragmentos do caso clínico, um sintoma e um sonho, inferida a partir do abandono de conduta de alto risco e de significativo aumento da disponibilidade para estabelecer vínculos amorosos.

Palavras-chave : Metapsicologia; Narcisismo; Desejo de autonomia; Caso clínico; Masoquismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )