SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Reinvenção do sujeito e demanda judicial por reconhecimento de direitosFeminilidade: caminho de subjetivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

SALLES, Ana Cristina Teixeira da Costa  e  CECCARELLI, Paulo Roberto. Angústia, separação e desamparo na clínica contemporânea. Estud. psicanal. [online]. 2012, n.38, pp. 23-28. ISSN 0100-3437.

O objetivo deste trabalho é pesquisar de que forma a dinâmica pulsional da sociedade contemporânea repercute nas manifestações da angústia e do desamparo nas situações de perdas, separações e luto. Como os pacientes têm reagido a estas situações quando os tempos atuais exigem soluções imediatas? Como tais exigências se manifestam na clínica atual do trabalho de luto e quais suas consequências para o trabalho psicanalítico? Em que medida as características da nossa sociedade têm contribuído para o fracasso desse processo? Qual a responsabilidade do psicanalista nessa situação? O que a psicanálise tem a oferecer na atual conjuntura social? Estas são algumas das perguntas e questões relativas ao trabalho psicanalítico que gostaríamos de debater com os colegas.

Palavras-chave : Angústia; Separação; Clínica contemporânea.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )