SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Angústia, separação e desamparo na clínica contemporâneaO desejo de servidão voluntária e a violência: O corpo do poder, o corpo social e o corpo do gozo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

ALMEIDA, Angela Maria Menezes de. Feminilidade: caminho de subjetivação. Estud. psicanal. [online]. 2012, n.38, pp. 29-44. ISSN 0100-3437.

Este estudo tem como propósito instigar um processo de reflexão sobre a temática da feminilidade, tendo como foco a vertente da experiência constitutiva do sujeito em seu processo de subjetivação. A partir de um enfoque psicanalítico, busca-se refazer o percurso do arcabouço teórico freudiano, no que tange a esta questão, levantando tensões, impasses e ambiguidades, em seu pensamento. O texto pontua algumas perspectivas contemporâneas do tema enunciado. Procura também explicitar como tem sido posta a discussão teórica sobre esta questão crucial para a psicanálise. Uma pesquisa bibliográfica foi selecionada e utilizada por conter referências substantivas e qualitativas sobre a temática escolhida.

Palavras-chave : Constituição do sujeito; Desamparo; Lógica fálica; Feminilidade; Subjetivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )