SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O desejo de servidão voluntária e a violência: O corpo do poder, o corpo social e o corpo do gozoO mal-estar nas relações de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

LIMA, Denise Maria de Oliveira. Sobre o sentimento de culpa: Que culpa é essa?. Estud. psicanal. [online]. 2012, n.38, pp. 53-58. ISSN 0100-3437.

O presente artigo trata da contribuição freudiana à questão da culpa, que se manifesta, em primeiro lugar, no sentimento de fracasso daqueles que, ao terem sucesso na realização de seu desejo, sucumbem ao colapso mental. Freud recorre à literatura para ilustrar a derrota daquela que, durante anos, com obstinada perseverança, lutou para que seu marido se tornasse rei, à custa do assassínio de seu rival: lady Macbeth, personagem terrível e maligna de Shakeaspeare; e, de Ibsen, sua personagem Rebecca, inescrupulosa mulher que, para ter o homem por quem havia se apaixonado, induz sua esposa ao suicídio. Em segundo lugar, Freud nos traz a instigante hipótese dos “criminosos por sentimento de culpa”, em que esta não advém do crime perpetrado, mas o antecede.

Palavras-chave : Sentimento de culpa; Complexo de Édipo; Desejo; Inconsciente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )