SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Sobre o sentimento de culpa: Que culpa é essa?Loucuras maternas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MENDES, Eliana Rodrigues Pereira. O mal-estar nas relações de trabalho. Estud. psicanal. [online]. 2012, n.38, pp. 59-63. ISSN 0100-3437.

Para Freud, o que se pode esperar de uma análise concluída seria uma certa vitória contra o impedimento ao amor e ao trabalho, que são os pilares da Civilização. Freud usa o termo trabalho tanto para atividades realizadas pelo homem, quanto em outras realizadas no homem. O conceito de trabalho vai além do que é delimitado pela Economia. A importância do trabalho é tal que ele chega a se constituir em índice de saúde mental para os seres humanos e como categoria fundamental para se pensar a vida e as produções culturais, através da História. Hoje, a falta de trabalho é fonte de mal-estar social. Vivemos numa sociedade de risco, com possibilidade de adoecimento e morte pelo trabalho. A competitividade leva à desconfiança e ameaça frente aos pares, sendo o assédio moral cada vez mais constante. A psicanálise pode intervir nessa situação abrindo-se à psicanálise em extensão e alargando seu domínio de ação, dando espaço para a palavra, nas suas dimensões ética e política.

Palavras-chave : Trabalho; Mal-estar social; Assédio moral; Competitividade; Psicanálise em extensão.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )