SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Loucuras maternasLugar de fala: psicanálise e gestão docente da indisciplina índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

HOENISCH, Júlio Cesar D.  e  PACHECO, Pedro José. Ponderações sobre a feminilidade na condição travesti. Estud. psicanal. [online]. 2012, n.38, pp. 79-88. ISSN 0100-3437.

O presente artigo aborda aspectos de uma pesquisa qualitativa que articula técnicas de entrevista e métodos de observação, realizada no ano de 2010 na cidade de Feira de Santana, Bahia, e que teve como objetivo mapear as experiências e representações da violência junto a travestis desta cidade. A análise das entrevistas e observações contou com o suporte referencial teórico da psicanálise e da antropologia, e a metodologia de análise foi a Análise do Discurso Crítica. A amostra foi constituída por quatro travestis que não trabalhassem como profissionais do sexo, maiores de 18 anos, residentes na cidade de Feira de Santana, Bahia. O método empregado foi qualitativo, e os recursos metodológicos consistiram em entrevista semiestruturada e observação. Os resultados encontrados problematizam corpo e feminilidade no que tange à literatura clássica. As travestis entrevistadas apresentaram uma preocupação com o corpo que refuta o uso de silicone e medidas invasivas de mudança corporal, tradicionalmente referida na literatura especializada. Do ponto de vista do processo de identificação e sentimento de pertencimento, em termos de gênero, os resultados também indicaram divergências quanto ao modelo de “superfeminilidade” proposto tradicionalmente para este grupo, bem como divergiram em relação ao contexto de marginalidade (prostituição e agressividade), cenário “clássico” onde são descritas. Tais resultados e problematizações apontam necessidade de novos estudos para esclarecer quais tipos de modalidades corporais e de identificação (novos modelos de feminilidade?) se constituem na contemporaneidade para este grupo identitário.

Palavras-chave : Travesti; Corpo; Identidade; Subjetividade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )