SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38Ponderações sobre a feminilidade na condição travestiA linguagem constituinte do ser humano índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

GONZAGA, Katherinne Rozy Vieira  e  ANDRADE, Fernando Cézar Bezerra de. Lugar de fala: psicanálise e gestão docente da indisciplina. Estud. psicanal. [online]. 2012, n.38, pp. 89-96. ISSN 0100-3437.

A gestão pedagógica para situações de indisciplina discente na escola é um problema relevante, que, porém, não é, em geral, considerado na formação continuada dos educadores. Entendendo a indisciplina como uma situação de conflito relacional na escola que, mal gerida, pode agravar-se em violência, levantou-se a hipótese de que instituir um lugar de fala no grupo de professores produz efeitos subjetivos nos docentes implicados no manejo dessas situações. Este artigo apresenta o lugar de fala em sua dimensão grupal e sua influência sobre o aperfeiçoamento do manejo docente de situações de indisciplina discente. Isto é ilustrado a partir de fragmentos do caso de uma das professoras participantes de um grupo de reflexão sobre a gestão da indisciplina, cuja principal finalidade era prestar-se como lugar de fala para docentes, de modo a favorecer a elaboração psíquica de conflitos que as docentes atravessavam na relação com o alunado. Por isso, o grupo considerado inspirou-se no dispositivo da Pedagogia Institucional, “lugar de fala” (PAIN, 2009), e teve seus movimentos psicodinâmicos interpretados sob a ótica do pensamento winnicottiano. Levada em conta a subjetividade das docentes, o grupo que serviu de enquadre do lugar de fala também contribuiu para que surgissem efeitos sobre a posição subjetiva das profissionais nele envolvidas, propiciando condições de mudanças necessárias a uma melhor gestão da indisciplina. No caso considerado, ao falar sobre sua própria agressividade no contexto de um grupo que funcionou como cobertura (WINNICOTT, 2005), a professora tornou-se mais sensível a mensagens do alunado, eventualmente veiculadas pelo comportamento indisciplinado.

Palavras-chave : Lugar de fala; Docente; Gestão da indisciplina; Grupo de reflexão; Teoria winnicottiana.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )