SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número38O alto da palmeira: à margem de nós mesmos: literatura e psicanálise em Darandina, de Guimarães RosaDas quedas em um percurso: escolhas, musicalidade e ressonância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MENENDEZ, Ramón. Autismo: uma questão de ciência ou de ideologia?. Estud. psicanal. [online]. 2012, n.38, pp. 115-124. ISSN 0100-3437.

As recentes decisões políticas sobre a questão do tratamento do autismo na França tendem a promover técnicas educativas e comportamentais. Tal posicionamento se opõe à psicanálise e defende o progresso e as ciências. O presente artigo descreve os aspectos ideológicos e políticos do trabalho de Eric Schopler, conhecido por ter desenvolvido o programa TEACCH2 que visa ao tratamento de crianças autistas. Este programa é, frequentemente, citado como modelo a ser seguido. Schopler enfatiza o trabalho com os pais, e não se preocupa muito com a dimensão subjetiva das crianças. Ele organiza uma rede de pais de crianças autistas e junto com eles pressiona o poder legislativo para que o autismo seja reconhecido como uma deficiência. Eles também reivindicam o desenvolvimento de sua técnica para a criação de um programa no Estado da Carolina do Norte (EUA). Os aspectos clínicos e científicos de seu trabalho parecem não apresentar um grande rigor.

Palavras-chave : Autismo; Psicanálise; TEACCH; Ciência, Ideologia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )