SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39A pesquisa em psicanálise: o método de construção do caso psicanalíticoA Justiça e a Lei índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MENDES, Eliana Rodrigues Pereira. A presença de Igor Caruso no Brasil. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.39, pp. 47-52. ISSN 0100-3437.

A autora traça o perfil do psicanalista Igor Caruso, um dos fundadores da International Federation of Psychoanalytic Societies (IFPS), instituição alternativa à dogmática International Psychoanalytical Association (IPA). Comenta sua primeira vinda ao Brasil em 1956 e sua estada mais prolongada em 1968/1969 em Belo Horizonte, onde ajudou a consolidar o então nascente Círculo Psicanalítico de Minas Gerais (CPMG) e participou da fundação do Círculo Brasileiro de Psicanálise (CBP). Foi importante também na criação de outros Círculos de Psicanálise na América Latina. O artigo apresenta suas ideias psicanalíticas, especialmente sobre a personalização e a permanente influência dialética da socialização, salientando ainda suas qualidades de ser humano.

Palavras-chave : Personalização; Dialética da socialização; Círculo Psicanalítico de Minas Gerais; Círculo Brasileiro de Psicanálise; International Federation of Psychoanalytic Societies.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )