SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Da problemática sedução da histeria à enigmática sedução do feminino em FreudNeurótico obsessivo entre o mal constitutivo e a moral civilizatória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

DANTAS, Odimariles Maria Souza. A primeira dor e a última dor. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.39, pp. 81-84. ISSN 0100-3437.

No decorrer do texto a autora se propõe a uma reflexão sobre a questão da dor. Qual seria a primeira dor que o homem sentiria ao longo de sua vida? E a última dor? Nesse percurso entre o nascimento e a morte, passando por momentos anteriores e posteriores a esses dois marcos da vida humana, a autora lança um olhar sobre a angústia originária, do ponto de vista freudiano e levando em consideração uma separação mais arcaica, liga essa vivência com o real lacaniano, porque sem experiência, sem verbo, sem linguagem. Faz ainda referência à importância dos significantes desses marcos para os sujeitos envolvidos no evento com seus próprios desfechos, suas alegrias e suas lágrimas, conforme a situação inerente a cada acontecimento, não esquecendo o sujeito que chega e o sujeito que parte, objetos diretos do estudo em questão.

Palavras-chave : Dor em psicanálise; Dor física; Recém-nascido; Morte.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )