SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Nas avenidas da linguagemIsso se transmite de maneira atravessada, a psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

DIAMANTINO, Rui Maia. Dos restos, a metáfora: um retorno ao “Caso Signorelli”, de Freud. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.39, pp. 113-118. ISSN 0100-3437.

Neste texto se faz uma abordagem teórica sobre os restos metonímicos, tema presente n’O seminário 5: As formações do inconsciente, de Jacques Lacan. Articula-se a proposição lacaniana com o “caso” Signorelli, autorrelatado e discutido por Freud na sua obra. São abordados os lapsos da fala na análise, enfocando o aspecto enigmático do neologismo quando assume a condição de significante e de metáfora, apontando para o desejo enunciado pelo sujeito do inconsciente. Dessa forma, Signorelli, na experiência do fundador da psicanálise, revela o inconsciente e as múltiplas significações associadas ao significante, onde a angústia de castração relacionada à morte e ao gozo sexual aflora como o de maior pregnância. A experiência de Freud, extensiva aos que empreendem uma análise seja na posição de analista seja na posição de analisando, se mostra atual, pois, no “caso” Signorelli, Freud atrela a psicanálise ao significante, à língua, à linguagem, possibilitando a compreensão dos mecanismos do recalque e da resistência. Propõe-se, então, a partir dos pressupostos do ensino de Freud e de Lacan que no tropeço da fala se enuncia o desejo fugaz, que na captura dos restos metonímicos pode residir o tesouro de um significante que remete à verdade do sujeito.

Palavras-chave : Neologismo; Sujeito do inconsciente; Recalque; Análise; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )