SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Dos restos, a metáfora: um retorno ao “Caso Signorelli”, de FreudReal, simbólico, imaginário: da referência ao nó índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

WIENER, Simone. Isso se transmite de maneira atravessada, a psicanálise.Traduzido porElisa Rennó dos Mares Guia-Menendez. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.39, pp. 119-123. ISSN 0100-3437.

A singularidade da transmissão no campo da psicanálise passa por outras vias bem diferentes das do ensinamento, da educação e da filiação. Verificamos que existe um antagonismo entre uma tentativa de organizar uma transmissão racional, estabelecida, universitária e alguma coisa que chamamos de “atravessada”. Lacan buscou evitar um modo de transmissão preestabelecido, e o dispositivo do passe foi a proposição elaborada por ele - com o intuito de poder ter acesso a esse saber que concerne à transmissão - e que se constitui de maneira atravessada. A palavra passe evoca uma trans-formação, um processo que passa de um estado a outro. Ele foi revisitado por Lacan diversas vezes, e tais retornos dizem justamente dessa dificuldade em conceber a transmissão. Podemos dizer que existe uma forma de errância na transmissão e que a psicanálise se transmite de maneira atravessada.

Palavras-chave : Transmissão; Passe; Psicanálise; Errância; Clinicidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )