SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número39Isso se transmite de maneira atravessada, a psicanáliseHumor em Chaplin índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CLAVURIER, Vincent. Real, simbólico, imaginário: da referência ao nó.Traduzido porElisa Rennó dos Mares Guia-Menendez. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.39, pp. 125-136. ISSN 0100-3437.

Por que o ternário RSI é figurativo do borromeano? Partindo dessa questão aparentemente simples, isolamos duas lógicas distintas do trabalho do ensinamento de Lacan, que concernem o ternário: a que diz “da referenciação” e que preside o seu aparecimento em 1953, e aquela dita “nodal”, que surge com a borromenização do RSI a partir de 1973. Qualificamos a primeira de lógica da referenciação devido a sua proximidade com o método cartesiano de coordenadas algébricas de formas geométricas (sistema de coordenadas cartesianas). Mas essa questão não é apresentada sem gerar problemas, e a aparição do laço borromeano em 1973 traz consigo a solução de alguns problemas. Iremos explorar as vantagens e os limites dessa nova apresentação do RSI pelo borromeano e três consistências, para finalmente propor um nó de nove consistências como suporte do RSI. Esse percurso interroga as relações e as intersecções entre a clínica, a nodologia (nodologie lacanienne) e a cientificidade da psicanálise.

Palavras-chave : RSI; Nó borromeano; Referenciação; Clínica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )