SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40As per-versões na clínica psicanalíticaO inapanhável objeto do savoir-faire na análise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CUNHA, Eduardo Leal  e  BIRMAN, Joel. Vínculos entre modernidade, ética e subjetivação no pensamento de Freud. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.40, pp. 37-47. ISSN 0100-3437.

Este artigo pretende indicar a importância da dimensão ética da experiência psicanalítica a partir do vínculo entre o pensamento de Freud e a modernidade. Para isso, recorremos a formulações de Michel Foucault que nos parecem adequadas à descrição do pensamento ético freudiano, sobretudo na medida em que o filósofo francês, no comentário de 1984 sobre o texto de Immanuel Kant em resposta à pergunta “o que é o esclarecimento”, vincula a ética aos processos de subjetivação, por um lado, e, por outro, ao laço entre a experiência moderna e a tarefa crítica do pensamento. Com isso, pretende-se destacar a presença na obra freudiana do vínculo entre os processos de constituição subjetiva e a problematização moral, o que contribuiria para uma compreensão da categoria de sujeito relacionada menos a uma dimensão psicológica, marcada por noções como as de vontade, consciência e percepção, e sim mais próxima do que procuramos descrever como sujeito ético, concebido a partir da relação com o outro e da ação sobre o mundo.

Palavras-chave : Ética; Moral; Psicanálise; Sujeito; Freud.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )