SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Vínculos entre modernidade, ética e subjetivação no pensamento de FreudHolograma dinâmico recursivo para uma teoria topográfica da relação psicanalítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos de Psicanálise

versión impresa ISSN 0100-3437

Resumen

PORGE, Erik. O inapanhável objeto do savoir-faire na análise. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.40, pp. 49-61. ISSN 0100-3437.

Além das regras técnicas, o savoir-faire (saber-fazer) provém de uma posição ética. O tato, assim como a disponibilidade, o constitui. Ele encontra sua expressão na regra da atenção igualmente em suspenso. Esta visa a impedir a compreensão precipitada e favorece a surpresa no discurso, sinais de uma passagem de inconsciente. Ela também indica que o savoir-faire se encontra ligado ao tempo e ao seu manejo, bem como à existência da lalíngua (lalangue). No entanto, o savoir-faire não deve se situar somente do lado do analista, mas também do analisante. A este cabe aprender como lidar com seu fantasma e seu sintoma. Além disso, o savoir-faire se refere sempre a uma subjetividade, seja ela do analista ou do analisante, na medida em que o inconsciente é um savoir-faire com a lalíngua?

Palabras clave : Saber-fazer; Atenção; Lalangue.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )