SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40O inapanhável objeto do savoir-faire na análiseO Setting analítico na clínica cotidiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

LENTI, Gabriele. Holograma dinâmico recursivo para uma teoria topográfica da relação psicanalítica. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.40, pp.63-70. ISSN 0100-3437.

A função narrativa do inconsciente com o intuito de unir a angústia da incerteza e do caos. A narrativa psicanalítica como uma intertextualidade em que tanto paciente quanto analista são coautores, emissor e receptor que mutuamente criam um texto aberto, mas não anárquico. Texto produzido à semelhança da criação poética e a da arte moderna. O trabalho artístico e da relação analítica assumem uma natureza holográfica em que o todo e as partes se encontram em uma relação em que cada ponto do objeto repete o todo. Cada vez que o emissor, seja paciente, seja analista, oferece seu material de uma forma ligeiramente diferente do que o receptor tinha em mente, se estabelece uma incerteza que desorienta e conduz que se reconsidere a mensagem.

Palavras-chave : Narrativa psicanalítica; Emissor e receptor; Obra aberta; Relação paciente/analista.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )