SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40Holograma dinâmico recursivo para uma teoria topográfica da relação psicanalíticaA criança, o artista e o analisando: a psicanálise e a invenção de mundos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BARROS, Glória. O Setting analítico na clínica cotidiana. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.40, pp. 71-78. ISSN 0100-3437.

Refletimos sobre o Setting analítico e o manejo clínico de nossa prática cotidiana, à luz da teoria psicanalítica. Inicialmente nos referimos à visão freudiana e posteriormente nos detemos em Ferenczi e Winnicott, dois clássicos nas teorizações sobre o Setting/manejo de pacientes com maior comprometimento psíquico ou mesmo resistentes ao processo terapêutico, para facilitar mudanças psíquicas no processo psicanalítico. Alguns fragmentos de uma análise, de nossa clínica ilustram uma experiência bem-sucedida e reforçam nosso convencimento de que o movimento do analista é fundamental para o estabelecimento da comunicação no Setting terapêutico. Sua adaptação às necessidades do paciente constitui fator primordial para o manejo clínico, sendo o manuseio do Setting o principal recurso no tratamento de pacientes muito regredidos. O recebimento inicial mais caloroso, a flexibilização da duração das sessões para ouvi-la e acolhê-la, e a disponibilidade para atender algumas necessidades manifestadas pela paciente se mostraram de suma importância. Acredito que a criação de um Setting adaptado às necessidades de Marina durante uma etapa do seu processo analítico, propiciou seu fortalecimento e seu crescimento.

Palavras-chave : Setting analítico; Psicanálise; Manejo clínico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )