SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número40De Simone de Beauvoir aos "Cinquenta tons de cinza"O outro da dor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

POKORSKI, Maria Melania Wagner Franckowiak  e  POKORSKI, Luís Antônio Franckowiak. O contador de histórias: vínculos e identificações. Estud. psicanal. [online]. 2013, n.40, pp. 91-99. ISSN 0100-3437.

O presente ensaio pretende examinar os conceitos do vínculo e das identificações presentes na constituição psíquica do ser humano. Para ilustrar essa constituição psíquica, utilizaremos alguns fragmentos da vida de um menino que, com seis anos de idade, é deixado por sua mãe na FEBEM, em 1978. Trata-se de uma situação real, que é retratada no filme brasileiro O contador de histórias, de 2009. Além da história de vida do menino, analisaremos o papel da pedagoga pesquisadora que exerce as funções materna e paterna, sendo continente aos momentos de ódio expressos pelo menino e que chega a adotá-lo. Dos autores da psicanálise utilizaremos Freud, Winnicott e Bion, bem como os que fazem uma releitura deles, por exemplo, Gutfreind, Nasio e Zimerman.

Palavras-chave : Vínculo; Identificações; Constituição psíquica; Psicanálise.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )