SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número41A tragédia de Santa MariaSobre a prática psicanalítica em enfermarias hospitalares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BARRETO, Ricardo Azevedo  e  GUIRADO, Marlene. Uma análise em grupo com dentistas: cenas e posições. Estud. psicanal. [online]. 2014, n.41, pp. 147-155. ISSN 0100-3437.

Este artigo é uma síntese da tese de doutorado de Ricardo Azevedo Barreto, intitulada Uma análise institucional do discurso em grupo com dentistas: cenas e posições, e defendida na Universidade de São Paulo, sob a orientação da professora Dra. Marlene Guirado, do Instituto de Psicologia da USP. Trata-se de um estudo qualitativo, mais especificamente uma pesquisa-intervenção na odontologia, por meio de um grupo com dez dentistas, durante seis encontros de aproximadamente uma hora e meia cada um, sobre as práticas odontológicas e as relações com os pacientes e seus acompanhantes. Trabalhamos com uma articulação da psicanálise com a análise de instituições concretas, a análise do discurso francesa e as contribuições de Michel Foucault, por meio do método da análise institucional do discurso. Diferenciamo-nos de uma concepção de mentalidade grupal, comum nos meios psicológicos e psicanalíticos. Compreendemos um grupo como uma instituição discursiva, constituída no fazer grupal em ato. A partir de tal perspectiva, foi construída uma análise em grupo no que se refere à mobilização nos posicionamentos discursivos dos participantes e ao acompanhamento de possíveis movimentos nas relações entre dentistas e clientela. Com nosso trabalho, foi possível perceber efeitos no imaginário e na micropolítica das relações na odontologia, defendendo a tese de que a análise institucional do discurso, desdobramento da abordagem psicanalítica e método que vem sendo desenvolvido por Marlene Guirado, é uma estratégia de pensamento profícua para além das entrevistas, seu modus operandi mais habitual, particularmente para o trabalho analítico grupal.

Palavras-chave : Psicanálise; Psicologia; Análise do discurso; Odontologia; Trabalho em grupo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License