SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue42Philosophy and liberty: the challenge of psychoanalysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos de Psicanálise

Print version ISSN 0100-3437

Abstract

FILHO, Walter Rodrigues. O direito se lê como campo de gozo: o caso jurídico como caso único e a clínica no laço social. Estud. psicanal. [online]. 2014, n.42, pp. 145-153. ISSN 0100-3437.

A relação entre direito e psicanálise é tratada de modo discursivo e operacional. A psicanálise é usada como operador de leitura de um campo discursivo, segundo as premissas lógicas, éticas e topológicas da psicanálise lacaniana. O direito não é reduzido ao aspecto normativo. O direito se lê como um campo operatório estruturado discursivamente - um campo de gozo, que ex-siste em ato, a partir dos diferentes discursos jurídicos, um a um. O caso jurídico, concebido como caso único, se estrutura a partir do sinthoma jurídico, sendo correlato da père-version, como produção discursiva, e condição da clínica no laço social, uma clínica de discurso que faz ex-sistir o analista, só depois, como aquele que lê topologicamente.

Keywords : Direito e psicanálise; Campo de gozo; Operador de leitura; Père-version e sinthoma jurídico; Clínica de discurso e laço social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License