SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Psicanálise e política: é possível distrair nossas pulsões do ato de destruir? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

LOPES, Anchyses Jobim. Sobre o Centro de Atendimento Psicanalítico do CBP-RJ: clínica social, formação e supervisão em psicanálise. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.43, pp. 15-34. ISSN 0100-3437.

História e descrição do Centro de Atendimento Psicanalítico (CAP), clínica social do Círculo Brasileiro de Psicanálise-Seção Rio de Janeiro (CBP-RJ). A mudança do CAP em 2005 com a criação das triagens, supervisões coletivas e do atendimento quase exclusivo pelos candidatos em formação. O grande aumento de procura por atendimento no CAP a partir de 2005. O retorno aos diagnósticos de Freud. Problemas sobre a análise pessoal obrigatória dos candidatos em formação. A supervisão como análise quarta segundo Stein. A dinâmica inconsciente nas supervisões individuais e coletivas. A supervisão coletiva como o lugar preferencial do passe.

Palavras-chave : Clínica social de psicanálise; Formação psicanalítica; Supervisão em psicanálise; Supervisão coletiva; Análise pessoal; Análise quarta; Passe.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License