SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43A falta de substância na relação mãe e filhaO carnaval e seus semblantes: os clóvis índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

CRUZ, Lucas Magalhães; NUNEZ, Maria Eugenia  e  DIAMANTINO, Rui Maia. Homem contemporâneo: cavaleiro medieval, enigmático ou toxicômano?Contemporary man: medieval knight, fey or junkie?. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.43, pp. 57-65. ISSN 0100-3437.

O texto aborda as questões da imagem da masculinidade viril na contemporaneidade a partir dos referenciais sociológicos sobre gênero e da psicanálise sobre os aspectos da sexualidade masculina. É demonstrado que o imaginário da virilidade masculina está em transformação embora persista a representação do homem que não se mostra “fraco”, desde que a “fraqueza”, no homem, seja sinônimo de sua feminilidade ou de sua homossexualidade. Com base num fragmento de terapia realizada em uma instituição especializada no acolhimento e tratamento de usuários abusivos de drogas, articula-se o uso de drogas com a atuação homossexual como uma forma de suplência perante a angústia ocasionada pela falta e pela vacilação da identidade masculina, ambas vividas pelo usuário retratado no fragmento clínico. Gerando mais questões em torno do tema, na conclusão do texto aponta-se a dicotomia entre o discurso oficial acerca da atenção aos usuários abusivos de drogas e os imperativos do desejo reprimidos ante os preconceitos presentes na cultura, que reforçam um modelo ultramontano de masculinidade, levando o sujeito a muitas modalidades de atuação psicossocialmente prejudiciais. Então, a escuta terapêutica de orientação psicanalítica pode ser um caminho de integrar o sujeito ao seu desejo indizível e amenizar a angústia que o leva à adição.

Palavras-chave : Substâncias psicoativas; Identidade masculina; Homossexualidade; Atenção psicossocial.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License