SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Homem contemporâneo: cavaleiro medieval, enigmático ou toxicômano?A escrita do desejo: enunciados inconscientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

BRASIL, Maria Antônia Marques  e  FOLBERG, Maria Nestrovsky. O carnaval e seus semblantes: os clóvis. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.43, pp. 67-79. ISSN 0100-3437.

Neste trabalho fazemos um paralelo entre o carnaval e um dos estudos realizados por Jacques Lacan, em O seminário, livro 18: de um discurso que não fosse semblante (1971). Podemos entender o conceito da lógica do significante ao propor o carnaval e suas máscaras como tema. É possível compor a diferença e as afinidades com os semblantes, fazendo com que entendamos o Real do gozo desses semblantes que ficam encobertos, dentro da cultura do carnaval. Através da análise da cultura e da arte, os textos nos fazem refletir e entender o mundo, o ser humano, sua evolução e a própria identidade de cada um frente à possibilidade de poder se conhecer como sujeito de possibilidades. Como o bloco dos clóvis procura demonstrar.

Palavras-chave : Carnaval; Máscaras; Clóvis; Lacan; Semblante.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License