SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número43Do trauma à passagem ao atoDesamparo e pulsão de morte: em busca do perfume ideal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicanálise

versão impressa ISSN 0100-3437

Resumo

MATTES, Marlene Gonçalves. Caruso. Sobre sua vida, obra e linguagem: um breve relato. Estud. psicanal. [online]. 2015, n.43, pp. 97-105. ISSN 0100-3437.

A partir da tradução do alemão do texto: Wiederholen, erinnern, durcharbeiten (Repetir, relembrar, revisitar), de Michael Kolnberger (Salzburg, Áustria, 2008), por mim realizada, trato neste artigo primeiramente da apresentação de alguns dados biográficos de Igor Alexander Caruso (1914-1981), mencionando algumas obras de sua autoria; após, evidencio alguns fatos de linguagem, os quais podem se configurar como auxiliares no processo de interpretação do texto psicanalítico. O objetivo é tanto revisitar en passant a trajetória pessoal e profissional do psicanalista Caruso, quanto indicar brevemente recursos de linguagem específicos como instrumentos através dos quais os psicanalistas procedem às análises dos relatos de seus pacientes.

Palavras-chave : Caruso; Biografia; Recursos de linguagem; Narrativa psicanalítica; Interpretação psicanalítica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License